.
TORQUE

Comunicação e Internet
Internet Início, meio e fim da rede mundial

Perguntas e Respostas sobre Internet
O que é a Internet? Como funciona?
Um fantástico mundo de informações, abrangendo todas as áreas do conhecimento humano, está aberto a todos. São cerca de 20 mil redes, 3 milhões de computadores, com 30 milhões de usuários, integrados através de mais de uma centena de países em todos os continentes. Ter acesso à Internet significa compartilhar informações com pessoas nos quatro cantos do mundo e abrir um canal para comunicação direta com as comunidades científicas e de pesquisa em todos os países. Os recursos da Internet são infinitos. Na rede possível pesquisar importantes bases de dados mundiais sem sair de casa. Tudo acontece através da linha telefônica local e um modem conectado ao micro. A rede funciona como a malha rodoviária de um País. As estradas municipais levam às rodovias estaduais e estas às autoestradas federais. Os custos de manutenção são rateados de forma que os usuários possam se comunicar com todo o mundo sem pagar mais por isto
Quem organiza a Internet?  Quais as facilidades da Rede?
A Internet não pertence a uma única pessoa empresa ou país. A rede dirigida por diversas organizações internacionais, mas no conjunto não pertence a ninguém. A Internet é basicamente um novo recurso de comunicação, uma nova mídia auto-regulada. Entretanto, surgiram ao longo dos anos algumas regras e regulamentos, propostos pela Internet Society, que é uma instituição para estudos de questões relacionadas à rede. Estas regras não são complicadas e nem obrigatórias, sugerem apenas um senso comum para impedir que os recursos da Internet sejam comprometidos ou desperdiçados. Embora a Internet tenha sido criada através de uma iniciativa não-comercial (isto é, exclusivamente para fins de segurança, educação e pesquisa), é cada vez maior a demanda e o interesse por acessos comerciais, seja para uso pessoal ou corporativo. Em quase todo o mundo existem empresas que fornecem acessos comerciais à Internet e que são denominados provedores ou "ISP- Internet Service Providers".
As principais atrações da Internet são as facilidades que ela oferece para o acesso, a disseminação e a troca de informações nas suas diversas formas: textos, programas, imagens, vídeos, etc.
Alguma dica para os novatos? O que é e-mail?
Há tantas coisas que você pode fazer na Internet que é difícil indicar por onde começar. Embora você esteja livre para se associar (ou fazer uma assinatura) a quantos newsgroups quiser, mergulhar de vez e falar demais é considerado o cúmulo dos maus modos. Então tome cuidado ou você vai receber alguns flames (correspondência que exprime forte crítica na Internet). Ao invés disso, lurk (fique oculto) durante tantas sessões quanto for possível e pegue o sentido do que está acontecendo. Tome nota de quaisquer referências às listas de FAQs (Perguntas Mais Freqüentes) e procure lê-las. Você poderá baixá-la via FTP de um fornecedor local , e por isso é importante saber obter arquivos desta forma .Um ponto muito importante é que usar a Internet pode ser tão interessante que você perde o controle do tempo que passou on-line, aumentando a sua conta telefônica. Talvez seja uma boa idéia colocar um relógio despertador para lhe dar algum controle sobre as horas, durante o acesso, ou pode acontecer de você passar a noite toda participando de conversas e jogos on-line sem se dar conta tempo. O primeiro passo para quem entra na rede é reunir os programas excenciais para cada recurso (Navegador, FTP, Email, Chat-Irc, etc) e em um diretório único e de fácil acesso em seu computador. Controlar os arquivos baixado da rede também é altamente recomendável para que seu computador não fique abarrotado de lixo digital. Uma vez que está on-line na Internet você terá a facilidade de enviar mensagens pelo eletronic mail (e-mail). Um e-mail não é nada mais do que uma mensagem simples de texto, digitada no seu teclado e enviada a um outro usuário através da rede. Da mesma maneira em que um endereço postal é necessário para enviar algo pelo correio, você vai precisar saber o endereço e-mail da pessoa para quem está escrevendo. Realmente é bastante fácil descobrir os endereços e-mail, dado que hoje em dia todo mundo tem interesse em dizer-lhe. Criar uma lista de endereços preferenciais em seu programa de email é fundamental. Ao usar a Internet, o e-mail "viaja" rapidíssimo. Você pode enviar uma mensagem para a Ásia e obter uma resposta dentro de minutos. Normalmente, o fator limitante é a frequência que você verifica as mensagens que lhe são enviadas - uma ou duas vezes por dia é o suficiente, a menos que você seja muito popular.
O eletronic mail é uma maneira excelente de trocar informações sobre negócios, uma vez que é rápido, barato e confiável. É especialmente útil se você tiver que repartir o trabalho entre vários escritórios, localizados em diferentes lugares.
O e-mail possibilita, também, a participação em listas de debates (mailing lists), que são fóruns de discussão não interativos, criados a partir de listas de endereços de correio eletrônico e que reúnem comunidades com interesses específicos em determinados assuntos. Já pensou num encontro internacional e diário de mulheres grávidas subdivididos pelo mês de gestação? Nas listas isto é comum.
O que são News Groups? Como posso transferir arquivos?
Caso você queira utilizar o e-mail para contar algo a várias pessoas, ou participar de discussões em grupo, terá que enviar e-mail para todos elas individualmente, o que além de tomar muito tempo, usará muitos recursos da Internet. Um sistema chamado Usenet utiliza a Internet para repassar conversas a quem quiser participar. A Usenet cobre atualmente mais de 12.000 assuntos diferentes, e "diferentes" é um termo que deixa muito a desejar. Sob um título de assunto geral conversas múltiplas acontecem. Alguém apresenta um argumento, ou faz um comentário e alguma outra pessoa envia uma mensagem de retorno. Logo, há uma fila de mensagens, todas sobre o mesmo assunto. Sejam quais forem os seus assuntos preferidos, você poderá encontrar um grupo da Usenet que os estará discutindo. Caso não consiga encontrá-los, mas se tiver a certeza de que outras pessoas se interessarão, poderá começar o seu próprio grupo. A Usenet é a alma da Internet. É onde a cultura da rede realmente vive. E uma vez começando, você poderá tornar-se um adepto pela vida inteira. A Internet é ótima para ter acesso a software gratuito. Há muitos locais que mantêm bancos de dados enormes com os programas mais recentes de Domínio Público e de Shareware para todos os tipos de computadores. Há também muitos locais que mantêm coleções de imagens, livros, artigos, piadas, quadros digitalizados, vídeos, canções, poesias e praticamente qualquer outro assunto que possa ser armazenado em formato eletrônico. Muitos locais oferecem o acesso do tipo FTP anônimo, que significa que quem o acessa tem total liberdade para baixar os arquivos que desejar (download), não exigindo, para isso, uma senha especial de acesso. Quando você usar um "FTP" para acessar um determinado local, lhe será apresentada uma hierarquia de arquivos e diretórios para pesquisa. Dependendo do programa que você estiver utilizando, os arquivos poderão ser acessados como se você estivesse usando um sistema operacional de disco (basta digitar os comandos e esperar que as transformações aconteçam na tela), ou um sistema mais amigável que permita "apontar e clicar" (utilizando o mouse), incluindo listas ou diagramas na tela do sistema que você estiver usando.
Para que serve o Telnet? Archie, Gopher e Veronica, o que significa?
Para utilizar a Internet você precisará se conectar a um computador remoto. Essa conexão é feita através do TELNET. Ele permite criar uma sessão num computador que poderá estar a milhares de quilômetros de distância. O Telnet é mais utilizado quando uma interação real for exigida. Por exemplo, participando em jogos multi-usuários ou acessando as aplicações da NASA. O Telnet oferece ao seu computador as facilidades de milhares de Hosts conectados à Internet, com o acesso a milhões de arquivos e um grande acervo de conhecimentos da computação. Há tanto material na Internet que, para encontrar o que você procura poderá ser difícil. Mas não se preocupe. Você pode recorrer a alguns recursos que vão facilitar a sua vida, como:
O Archie: Que vai procurar o arquivo para você;
O Gopher: Que vai lhe dar menus fáceis de usar;
O Veronica: que vai pesquisar os Gophers relevantes para você.
Há ainda os knowbots e pesquisas por nome que podem lhe ajudar a encontrar o endereço de eletronic mail de qualquer pessoa. Usar estas ferramentas não é muito difícil e dominá-las é importante para você encontrar as informações que está procurando na Internet.
O que quer dizer WWW? O que é conexão IP Discado?
Às vezes a Internet pode ser um lugar confuso, aparentemente repleto de protocolos complexos e sistemas Unix. A World Wide Web é uma aplicação gráfica que usa a Internet para encontrar e exibir informações do mundo inteiro.Um programa paginador (browser) de World Wide Web exibirá texto, imagens, som e até vídeos no seu computador e você pode "apontar e clicar" o seu caminho através de milhares de computadores, utilizando recursos de hipermídia. Você pode ler piadas, conhecer as pesquisas realizadas recentemente, explorar museus, tudo isso a partir da sua própria mesa de trabalho. Este serviço é adequado para as pessoas que desejam explorar todos os recursos que a Internet oferece, transformando o seu computador em um verdadeiro nó INTERNET durante o tempo de conexão. Através de um software que implemente o protocolo PPP em conexão telefônica, é disponibilizado o acesso completo, com interfaces gráficas, a todos os serviços INTERNET. Você poderá acessar recursos como WWW, ftp, gopher, telnet, E-Mail, News Groups, Archie, Pop3.
O que é conexão UUCP? Posso montar um servidor WWW?
Indicado para BBS (Bulletin Board Systems) e empresas que desejam um meio eficiente de acesso à Internet, exclusivamente via correio eletrônico. Através do protocolo UUCP e de conexão telefônica, é possível o intercâmbio de lotes de mensagens com a Internet, permitindo o acesso a listas de debates, Usenet News e FTP via E-mail. As empresas que usam sistema operacional Unix poderão aproveitar melhor as potencialidades da conexão UUCP. Com o serviço de servidor WWW pode-se disponibilizar páginas na WWW para acesso de qualquer pessoa conectada à INTERNET em todo o mundo, tornando-se um meio de extrema qualidade a nível de marketing para sua empresa, seus produtos e serviços.
E servidores de FTP? Servidores de Listas?
Com este serviço você ou sua empresa terão espaço em disco para poderem transmitir e manter arquivos para acesso em toda a Internet. Sejam eles públicos ou privados. Com este serviço você ou sua empresa terão a capacidade de distribuir malas diretas a assinantes de listas de interesses. Assim todas mensagens enviadas serão reenviadas para todos os assinantes através de E-Mail privativo.
Que equipamento necessito para acessar a Internet? Que modem comprar?

Configuração mínima possível: Microcomputador IBM-PC 386/DX, com 4 Megabytes de RAM e espaço livre em disco de 2 a 4 MB, rodando Windows 3.11 e modem 14,4 Kbps.

Configuração ideal: IBM-PC Petium 100 MHz com 16 MB de RAM, HD de 1,2 Giga, sistema operacional Windows'95 e modem 28,8 Kbps.

O investimento mais bem pensado deve ser o da compra de seu modem. Um modem de 14,4 Kbps funciona, mas aconselhamos fortemente o uso de modems de 28.8 ou 33 Kbps com protocolos V.42 e V.42bis por hardware. Entre as marcas de boa qualidade estão USRobotics, Trelis, Boca, Zoom, Motorola, IBM e Compaq. Preferencialmente opte por um modem externo, que lhe permite controle visual da conexão através de leds e maior segurança.
Quais os softwares necessários?  
Existe uma série de softwares comerciais tais como Internet In a Box, Chameleon, Explore on Net, TCP connect, OS2/Warp e Windows 95. Além destes você pode usar programas de domínio público e shareware como os listados abaixo:
Trumpet Winsocket: Para conexões com IP discado com Windows 3.1.
Netscape, Mosaic, IExplorer WWW: Para visualização de páginas na web.
WS_FTP: Para transferência de arquivos.
Ewan, Telnet: Para emulação de terminais.
Eudora: Para enviar e receber correio eletrônico
WSGopher: Para visualização de bases de dados tipo Gopher.

ÍNDICE Links da seção Internet
Tudo sobre a Internet | História | Internet no Brasil | Perguntas e Respostas | Glossário

Homepage

Internet

Dicas

Serviços

Tutoriais
Portfolio Propaganda Java / CGI

Mensagem

Índice
Homepage | Internet | Dicas | Serviços | Tutoriais | Portfolio | Propaganda | Java / CGI | Mensagem | Índice
Copyright © 1997 gerencia@torque.com.br Torque Comunicações e Internet
Rua dos Tecelões, 459, Joinville (SC), 89231-510, Brasil. Fonefax: +55-047-463 5330
.