.
TORQUE Comunicação e Internet
Dicas Guia para uma navegação segura

Como enviar arquivos por e-mail
O uso do correio eletrônico para envio de arquivos digitais exige certo conhecimento sobre o bom uso da rede e sobre as regras de boa convivência na internet, a "netiqueta". Usuários mais experientes não vêm com bons olhos o recebimento de mensagens comerciais, textos extensos e, principalmente, arquivos atachados não solicitados. O envio de arquivos "atachados" à mensagem de correio eletrônico é um dos melhores recursos da rede mundial, uma vez que permite ao usuário comum enviar e receber grandes arquivos sem maiores dificuldades. Todavia, não se deve abusar deste recurso, sob pena de congestionar ainda mais o fluxo de dados através da rede que, como se sabe, utiliza como meio físico os cabos do sistema telefônico.
Envie sua mensagem uma única vez e com certa antecedência. Se a primeira mensagem não chegar ao destino, a segunda também não chegará. Caso isto aconteça, você receberá automaticamente uma notificação, "Returned mail: User unknown", e ai sim, deverá enviar a mensagem novamente, após conferir se grafou corretamente o endereço eletrônico.
Envio de textos Envio de imagens
Textos devem ser enviados no próprio corpo da mensagem para evitar perda da acentuação. Mesmo que o texto tenha sido feito em algum programa como o Word, PageMaker, etc, copie o texto e cole no corpo da mensagem, pois nada garante que a pessoa que irá receber a mensagem tenha os mesmos programas ou que esteja trabalhando na mesma plataforma que você. Só envie arquivos de texto atachados se você já combinou previamente com a pessoa que irá receber.
Se o texto a ser enviado contém tabelas ou planilhas, envie uma cópia num formato que possa ser aberto pelo destinatário. Para isso, você terá que saber qual a plataforma em que ele trabalha. Por exemplo, você utiliza um computador PC e usa o Word para fazer seus textos. A pessoa que vai receber seus textos por e-mail trabalha na plataforma Macintosh. Neste caso você poderá salvar uma cópia no formato *.MCW (Word para Macintosh) e enviá-la atachada.
Foto jornalística para publicação deve ser enviada atachada, preferencialmente, no formato *.JPG com no mínimo 75% de compressão. Isto resulta em um arquivo pequeno, que será facilmente transmitido por e-mail. Fotos em formatos *.BMP, *.TIF, *.EPS e outros geram arquivos gráficos enormes que dificultam ou inviabilizam a recepção. Converta estes formatos para *.JPG e compacte nos formatos *.ZIP, *.ARJ ou *.EXE em casos do envio de dois ou mais arquivos.
O formato JPEG acarreta uma perda de qualidade da imagem, devido ao processo de compressão. Mas se a empresa que receber as imagens for um jornal ou uma revista, por exemplo, a resolução poderá ser recuperada e até melhorada sem problemas, através de programas profissionais de digitalização (QuarkXpress, Photoshop, Freehand, CorelDraw, etc).
Envio de arquivos binários Configuração do programa
Todo arquivo atachado, com exceção de arquivos texto puro (ASCII), será arquivo binário. Imagens, arquivos feitos com o Word, PageMaker, programas, e arquivos compactados, são arquivos binários e devem ser transmitidos com tal.
O arquivo atachado deve estar compactado, para agilizar a transferência. De preferência no formato Zip, que é o mais popular.
Evite enviar arquivos com mais de 500 kB de tamanho. 500 kB já demandam maior tempo para envio e recebimento.
O seu programa de e-mail deve estar configurado para enviar e receber arquivos atachados usando o protocolo MIME, que distingue arquivos binários de arquivos ASCII (texto puro) e os grava corretamente. No Eudora Light entre em Special, Settings, Attachments e selecione MIME. No Eudora Light para Macintosh: menu Special, Settings, entre na opção Attachments, selecione apenas BinHex no Encoding Method. Nos outros programas procure por alguma configuração de attachments e escolha MIME, como protocolo.

ÍNDICE Links da seção Dicas
Internet: Dicas gerais, Etiqueta da rede, Dicas para Download, Arquivos atachados em e-mail | Windows95 | Hardware | Segurança

Homepage

Internet

Dicas

Serviços

Tutoriais
Portfolio Propaganda Java / CGI

Mensagem

Índice
Homepage | Internet | Dicas | Serviços | Tutoriais | Portfolio | Propaganda | Java / CGI | Mensagem | Índice
Copyright © 1997 gerencia@torque.com.br Torque Comunicações e Internet
Rua dos Tecelões, 459, Joinville (SC), 89231-510, Brasil. Fonefax: +55-047-463 5330
.