Barreado Informações Respostas Receita Links Autoria
Perguntas e respostas sobre o Barreado?
O que é Barreado? Onde posso comer?
Um prato típico da culinária brasileira de sabor indescritível e altamente revigorante. Foi criado há mais de 200 anos por caboclos do litoral paranaense. Começou a ser servido por ocasião da festa do "entrudo", que hoje em dia conhecemos pelo nome de "Carnaval". Depois, foi incorporado às festas religiosas de Morretes e Antonina e hoje é considerado o prático típico oficial do Paraná. Você encontra o Barreado em qualquer restaurante das cidades de Morretes e Antonina (PR), onde anualmente acontece a Festa do Barreado. Também pode ser encontrado nas boas casas do ramo de Curitiba e grandes cidades do País. Sabe-se que até nos Estados Unidos já existem restaurantes especializados em comida típica brasileira servindo o Barreado. Mas tenha cuidado, poucos restaurantes oferecem o autêntico Barreado.
Como é feito? Qual a composição do prato?
É um cozido à base de carne bovina fibrosa, sem osso e sem gordura, temperada com condimentos tropicais. O autêntico Barreado é feito em panela de barro, onde os ingredientes são colocados em camadas e cobertos com folhas de bananeira. Depois, a panela é lacrada com uma argamassa de farinha de mandioca para evitar a saída de vapor. O cozimento se dá em fogo de lenha brando e dura até 18 horas para ficar no ponto. Tradicionalmente, o Barreado é servido em pequenas panelas de barro com porções individuais acompanhadas e arroz branco solto, farinha de mandioca fina, pimenta e banana-caturra. Pode-se incrementar o prato com salada de couve refogada, farofa, porções de torresmo, azeite de oliva, banana à milanesa e laranja. É recomendável colocar as panelas sobre um fogareiro de mesa para manter o conteúdo sempre quente. Opcionalmente pode-se levar à mesa a panela principal sobre fogareiro.
Que bebida devo tomar? Por que autêntico Barreado?
Uma dose de cachaça pura e da boa é indispensável como aperitivo. Se não tiver, substitua pela caipirinha, steinhäger ou mesmo conhaque. Sem dúvida, isto ajuda a aguçar o paladar. Durante a degustação vai bem o chope gelado, a cerveja ou mesmo o vinho. Não se preocupe com a dose, porque a bebida alcoólica faz pouco ou nenhum efeito quando se come Barreado. Primeiro e mais importante é o sabor. O autêntico Barreado tem sabor inconfundível e um cheiro inesquecível para aqueles que já o provaram. Pode-se sentir o aroma a cem metros de distância do fogão. Ele se apresenta na forma de um caldo encorpado de coloração avermelhada.
Como se come o Barreado? Existe uma receita simples?
Não existe um ritual para se comer o Barreado. Basta uma mesa grande, uma roda de amigos e muita descontração. Os utensílios são: prato raso, garfo, faca e uma colher de madeira ou concha para servir. Coloque no prato dois quartos de Barreado, um de arroz e o outro de farinha. O sabor fatal está esta na mistura destas três partes temperada com pimenta malagueta ao gosto de cada um. Algumas rodelas de banana-caturra fazem o contraponto, já que seu adocicado dá um contraste ótimo com o Barreado picante. Sim, existem variações da receita original que permitem a qualquer pessoa preparar uma versão simplificada do Barreado em fogão a gás e panela de pressão. Certamente, isto demanda bem menos tempo de cozimento, algo em torno de 4 horas. Todavia, alertamos que o sabor final pode ficar muito aquém do verdadeiro Barreado. Lamentamos que o uso indiscriminado de receitas improvisadas, inclusive por comerciantes de Antonina e Morretes, tem desvirtuado a originalidade do prato.
Posso levar para casa?
Sim, você pode guardar o Barreado no freezer pelo tempo que quiser. Dizem os entendidos que, quanto mais velho o Barreado, mais gostoso fica. Recomenda-se apenas que seja conservado em temperatura negativa e requentado em porções exatas para o consumo imediato.
   
 
Barreado Informações Respostas Receita Links Autoria

Copyright © 1997 ® Torque Com. - Todos os direitos reservados - Avelar Lívio dos Santos - Jornalista, RP MTr/PR 890
Rua Joaquim Couto, 733, 89229-110 Joinville, SC, Brasil, Fonefax: +55-047-463 5330